quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Plante mais amor nas suas refeições, e colha saúde !





Que atire a primeira pedra quem já não se sentiu totalmente perdido, quando decidiu retirar apenas alguns vilões das refeições, como lactose, glúten, embutidos, e açúcar, por exemplo.

A angústia já começa no café da manhã.

Frutas sempre fizeram parte do meu cardápio, que já era bem light.Mas e o pão ?! Pão sem glútem e sem lactose, é em sua maioria também, sem gosto e ainda tem os conservantes químicos que nada acrescentam de bom à saúde (embora descobri muitas opções bem saborosas também). As opções de queijo sem lactose, tem a proteína do leite. E agora ? Como suprir a necessidade de proteína !? Presunto, nem pensar ?! Peito de perú é carregado de sódio !
Mas pesquisa vai, pesquisa vem, descobri um ótimo aliado da saúde para suprir a proteína. Quem diria !? Dr. Lair Ribeiro, que me fez companhia nas muitas tardes chuvosas durante o retorno da fase zumbi (assisti a quase todos os vídeos dele – alguns não estão mais disponíveis), me apresentou o ovo ! (Siiiiiim, há vários vídeos deste brilhante nutrólogo, carregados de informações imperdíveis sobre nutrição, suplementação de minerais, saúde de A a Z. - vale a pena conferir).

Quem diria, o ovo (!!!), vilão do colesterol, agora virou mocinho. É considerado o segundo melhor alimento do mundo, perdendo apenas para o leite materno. O que já é motivo suficiente para incluí-lo diariamente nas refeições (sim, você leu corretamente, diariamente e em porções nada comedidas).

Passamos a vida comendo no máximo 2 vezes por semana, e com cautela. Agora comer todos os dias ? Então !!! Bem isso, Porque comer ovo faz muito bem, obrigada ! Eu também não fazia idéia de que poderia ser tão saudável ! Até me deparar com a necessidade de buscar desesperadamente fortalecer a imunidade.

Nas primeiras pesquisas, meu "super-herói-sem-capa" chegava em casa e pergunta: "e aí, o que descobriu hoje?", e eu, fazia cara de faceira e ao mesmo tempo de espanto e pânico :"amor, já sei o que não comer, mas acho que vou morrer de fome." Não sabia o que comer, até encontrar uma viela estreita, e tirar o pé da ladeira da baixa imunidade durante as quimios.

Hoje a alimentação da minha família (porque se faz mal para mim, faz mal para eles também) é mais ou menos assim:

No desjejum:
Salada de frutas
Sementes e grãos (linhaça, chia, semente de girassol, sementes de abóbora)
Ovo cozido (abri mão do café e também sucos - prefiro as frutas)

No almoço, opto por :
Arroz integral, frango (preferencialmente caipira), peixe (de água salgada, e não basta que seja de água salgada, deve ser de água gelada, de regiões profundas) ou ovos de todas as maneiras para não enjoar, mix de folhas verdes, e abuso das crucíferas - brócoles, repolho, couve (ótimos na prevenção do CA), beterraba que é amiga do fígado, cenoura que é rica em vitamina D. O mais importante: procuro variar bastante.

No lanche da tarde:
Geralmente crepioca com banana e canela (ammmooo acrescentar sementes: girassol, linhaça, chia, gergelim e também frutas secas - quanto mais nutritivo melhor), e se bater aquela vontade irrestível por um doce, sempre tenho cup cakes funcionais congelados (abuso de biomassa, amaranto, chia, linhaça, e também frutas secas para substituir o açucar nas receitas - porque mascavo ou demerara, continuam sendo açúcar e causando a indesejada acidez no sangue que é tão aconcolhedora para o desenvolvimento de tumores).

Jantar:
Caldo verde, creme de abóbora ( Lidiane Barbosa tem receitinhas funcionais incríveis), ou mesmo ovo cozido e saladas.

Mudar é difícil, mas quando encontramos o caminho, as novidades surgem, a vida fica mais leve, colorida, e até mais saborosa !!! Surge sempre um gostinho novo de saúde em cada refeição !!!

Grande abraço, com carinho e oração,
Nell


"Amado, oro para que você tenha boa saúde e 
tudo corra bem,  assim como vai bem a sua alma. "
                                                                                       (3 João 1.2)





Um comentário: